Passar para o conteúdo principal

“O que nos preocupa é dar o devido mérito a quem de facto o merece.”

“O que nos preocupa é dar o devido mérito a quem de facto o merece.”

Grupo OralMED Saúde é a “terra das oportunidades profissionais” na Medicina Dentária

Nos últimos dois anos, a resiliência de todos os colaboradores do Grupo OralMED Saúde foi colocada à prova devido à pandemia. Tudo por causa dos impactos que a COVID-19 teve no setor da Medicina Dentária. Exigindo um esforço e dedicação extra por parte dos colaboradores. 

Um esforço que tem sido reconhecido pelo grupo português, o maior empregador de Medicina Dentária do país. Traduzindo-se em mais de 50 promoções para cargos de chefia e gestão entre 2020 e 2022. 95% das quais atribuídas a mulheres.

 

Profissionalismo no feminino, sem quotas

41,5% de um total de 2,8 milhões dos empregos em Portugal são ocupados por mulheres. Mas apenas 27% dessas mulheres ocupam cargos de chefia. Números que surgem no mais recente estudo “A Diversidade de Género nas Empresas em Portugal”, da Informa D&B. E que revelam um cenário de grande disparidade de género no universo das empresas. Uma tendência que o Grupo OralMED Saúde sempre contrariou.

Aquilo que nos preocupa é dar o devido mérito a quem de facto o merece.

“Nós não precisamos de quotas para reconhecer o profissionalismo. Em mais de 12 anos, desde a fundação do grupo, que a nossa prioridade foi recrutar os melhores profissionais, tanto ao nível das suas competências técnicas como das suas soft skills. E fazê-los crescer internamente através da oferta de uma multiplicidade de experiências funcionais e geográficas que os desenvolve profissionalmente e os completa. Permitindo-lhes ir acrescentando responsabilidades adicionais. Quando analisamos os dados nacionais, percebemos que representamos uma minoria empresarial em Portugal que não está preocupada em ter um número mínimo de mulheres nos cargos de chefia e de gestão ou direção. Aquilo que nos preocupa é dar o devido mérito a quem de facto o merece. E as 55 mulheres promovidas refletem a qualidade dos nossos serviços. São líderes a quem tinha de ser dada a oportunidade de liderar. E não podíamos estar mais orgulhosos e satisfeitos com o seu percurso”, afirmou Isabel Magalhães, Diretora de Recursos Humanos do Grupo OralMED Saúde.

Progressao profissional no Grupo OralMED Saúde
Isabel Magalhães, Diretora de Recursos Humanos do Grupo OralMED Saúde

 

Profissionais que crescem num grupo que cresce com eles

No total, foram promovidos 58 colaboradores nos últimos dois anos, mesmo com a difícil conjuntura económica e social. Isto não contando com transformações experienciais que advêm de movimentações laterais funcionais ou geográficas por forma a alimentar o crescimento interno futuro. E, com o crescimento do grupo, prevêem-se ainda novas promoções no médio prazo.

Reconhecemos tanto talento aos nossos colaboradores que para nós faz todo o sentido acompanhá-los na sua progressão profissional.

“Quando crescemos, quando expandimos, e precisamos de formar novas equipas, abrem-se novas oportunidades em cargos de liderança. E gostamos de olhar para dentro do grupo quando essas oportunidades surgem. Acreditamos que somos melhores quando crescemos juntos. E valorizamos aqueles que nos acompanham há mais tempo e que desempenham as suas funções de forma formidável, seja nas suas tarefas, seja no acompanhamento e apoio que dão às equipas. Reconhecemos tanto talento aos nossos colaboradores que para nós faz todo o sentido acompanhá-los na sua progressão profissional. É uma política que temos desde sempre e que iremos continuar a promover”, explicou Isabel Magalhães.

 

“A Terra das oportunidades profissionais” na Medicina Dentária

Atualmente, o Grupo OralMED Saúde é o maior empregador no setor da Medicina Dentária em Portugal. Continuando a criar inúmeras oportunidades profissionais um pouco por todo o país. E integrando-se nas comunidades locais.

“No Grupo OralMED Saúde a nossa Missão passa por democratizar o acesso à Medicina Dentária contemporânea. Derrubamos os obstáculos que impedem as pessoas de tratar-se, num país que ainda está de costas voltadas para a Saúde Oral. Para isso, percebemos que é necessário sair dos centros urbanos e ir ao encontro de populações que não têm acesso a este tipo de serviços. Permitindo-nos, por um lado, ajudar mais Pacientes com carências de Saúde Oral. E, por outro, criar novas oportunidades de emprego em localidades onde existe pouca oferta neste setor. Em simultâneo, a nossa dispersão geográfica e a forma como os procedimentos em clínica estão padronizados dá liberdade aos nossos profissionais de transitarem para uma unidade clínica noutra região, sempre que for possível e necessitarem de fazê-lo”, declarou a Diretora de Recursos Humanos do grupo português. 

 É fundamental oferecer aos nossos colaboradores a possibilidade de se sentirem realizados. Não só no que fazem, como no local onde trabalham.

“Para nós, não é apenas importante criar mais oportunidades profissionais. Onde as nossas unidades clínicas estiverem, queremos trabalhar com as pessoas que respiram aquele ar, que percorrem aquelas ruas. Queremos oferecer-lhes oportunidades para se desenvolverem. E, se um dia quiserem respirar outros ares, percorrer outras ruas, queremos dar-lhes a segurança de saber que podem fazê-lo connosco. Em Saúde, no que concerne ao atendimento ao paciente, o teletrabalho não se coloca. Mas aqui oferecemos a possibilidade de cada um dos nossos colaboradores poder trabalhar o mais perto da sua residência possível, mais perto das suas famílias. De enquadrar a sua dimensão profissional e pessoal de forma mais harmoniosa e produtiva. É fundamental oferecer aos nossos colaboradores a possibilidade de se sentirem realizados. Não só no que fazem, como no local onde trabalham. Queremos ajudá-los a desenvolver as suas competências. No fundo, queremos continuar sempre a ser a ’Terra das oportunidades profissionais’ na Medicina Dentária, seja em que parte do país estivermos”, concluiu Isabel Magalhães.

Progressao profissional no Grupo OralMED Saude

 

O maior criador de oportunidades profissionais para Médicos Dentistas do país

De acordo com dados da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), em Portugal existe um Médico Dentista por cerca de 1053 habitantes. Um rácio muito superior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda que exista um profissional por cada 1500 a 2000 habitantes. Provocando problemas ao nível das saídas profissionais para a classe no país.

O Grupo OralMED Saúde combate esta realidade uma vez que é o principal criador de oportunidades profissionais para Médicos Dentistas em Portugal. Especialmente, em localidades onde existem carências ao nível dos serviços de Medicina Dentária. E onde os rácios médios de Médicos Dentistas per capita são muito inferiores aos recomendados pela OMS, como é o caso da Área Metropolitana do Porto ou da Região de Coimbra, onde, atualmente, já existem um total de 14 unidades clínicas OralMED Medicina Dentária.

Sendo ainda um dos principais responsáveis pela formação contínua destes profissionais altamente qualificados na sua prática clínica. Não só pela criação contínua de oportunidades para exercer a sua atividade profissional nas clínicas próprias do Grupo OralMED Saúde. Como pela possibilidade de desenvolvimento das suas competências, graças ao contacto com as equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, que trabalham todas áreas da Medicina Dentária. 

Com a expansão do grupo, prevê-se a criação de pelo menos 60 novas oportunidades profissionais para Médicos Dentistas um pouco por todo o país.

 

Sobre o Grupo OralMED Saúde

Recorde-se que o Grupo OralMED Saúde é o primeiro grupo português especializado em Medicina Dentária. Com mais de 12 anos de experiência e líder no setor, conta já com mais de 60 unidades clínicas próprias, quatro laboratórios dedicados e com um contact center integrado.