Passar para o conteúdo principal

OralMED dá mais um passo no sentido da transição digital

OralMED dá mais um passo no sentido da transição digital

“Trata-se, verdadeiramente, da aplicação do conceito de ‘Transformação Digital’ à realidade da Medicina Dentária no país”

A Transformação Digital continua a chegar a todas as clínicas do Grupo OralMED Saúde. Um processo que está a decorrer ao longo de todo o ano e que representa uma mudança estrutural do maior grupo português especializado em Medicina Dentária. 

“A tecnologia sempre teve um papel estratégico no grupo. E agora estamos a dar o próximo passo, numa direção que acreditamos que todas as empresas devem seguir e que vários setores já estão a acompanhar”, explicou Eduardo Farias, Diretor de Sistemas de Informação do Grupo OralMED Saúde.

Mais do que uma ferramenta administrativa digital, o Sistema de Gestão OralMED (SGO) permite incorporar estratégias de gestão que têm em conta os recursos disponíveis, usando-os para otimizar a produtividade de todas as equipas clínicas e tornar as suas operações mais sustentáveis. 

Transformação Digital na Medicina Dentária
Eduardo Farias, Diretor de Sistemas de Informação do Grupo OralMED Saúde

 

Da sustentabilidade das operações à sustentabilidade ambiental e social

“Não se trata apenas da digitalização das clínicas. Trata-se, verdadeiramente, da aplicação do conceito de ‘Transformação Digital’ à realidade da Medicina Dentária no país. Que nos vai permitir, entre muitas outras coisas, ter total transparência organizacional com o acesso em real time a todas as informações de mais de 60 unidades dispersas pelo país. Tudo isto, possibilita a tomada de decisões com base em dados consolidados e fazer um controlo de qualidade dos nossos serviços ainda mais rigoroso”, continuou o Diretor de Sistemas de Informação, responsável pela criação e desenvolvimento do SGO.

“Além disso, os impactos ambientais desta transformação serão também muito significativos. O SGO vai permitir-nos transformar as nossas clínicas nas primeiras unidades de Medicina Dentária paper free, por exemplo. Criámos este programa não só pelos benefícios claros da integração e centralização de dados fundamentais às nossas operações mas, principalmente, porque a Transformação Digital é um caminho com um profundo impacto na sociedade. Para nós, é claro o valor de implementar este sistema nas clínicas do grupo.”

 

Não estamos apenas a tornar as nossas unidades clínicas digitais. Estamos a criar oportunidades de mudança, de crescimento.

 

Derrubar obstáculos para chegar à inovação

De acordo com o conceito, a Transformação Digital é o passo seguinte à digitalização. Uma evolução com repercussões profundas nas empresas. Mas que não vem sem alguns desafios.

“Não estamos apenas a tornar as nossas unidades clínicas digitais. Estamos a criar oportunidades de mudança, de crescimento. E isso envolve a adaptação da nossa cultura à nova realidade tecnológica. Envolve a alteração de comportamentos de forma a estarem enquadrados nesta nova gestão mais sustentável”, continuou a explicar Eduardo Farias. “Mas isto só é possível respeitando, em simultâneo, as necessidades de todos os colaboradores, equacionando sempre a experiência do utilizador ao longo do processo. Por isso é que começámos com uma clínica piloto e fomos desenvolvendo o sistema à medida que fomos recebendo feedback da equipa. A Transformação Digital só é possível se for um processo de construção conjunto. É uma abordagem, um conceito, centrado nas pessoas. E são as pessoas, os nossos colaboradores, os nossos Pacientes, que estão no centro da nossa estratégia. Foi isso que permitiu a criação, e que está a permitir a eficácia da implementação, do SGO.”

 

A Transformação Digital não é algo que termine. É uma jornada que temos de continuar a percorrer, sempre com a possibilidade de continuar a inovar e a evoluir.

 

A importância da Transformação Digital em Saúde

Para o Diretor de Sistemas de Informação do maior grupo português especializado em Medicina Dentária, a Transformação Digital ganha uma importância acrescida em Saúde pois “não só permite um atendimento mais eficiente dos Pacientes, como permite criar políticas para a consciencialização dos profissionais sobre a humanização do atendimento. Principalmente, quando falamos de um grupo que acolhe mais de 3.000 Pacientes por dia, seis dias por semana e que tem o nível de dispersão geográfica do Grupo OralMED Saúde.”

Transformação Digital OralMED

 

O caminho para um horizonte tecnológico com possibilidades infinitas

Assente numa estratégia de Business Intelligence, o SGO abre um universo de possibilidades para a integração de novos sistemas, de acordo com Eduardo Farias.

Para já, está prevista a continuidade da migração de todas as clínicas OralMED Medicina Dentária para o SGO ao longo de 2022. Estando já a decorrer as etapas de formação e adaptação das equipas clínicas, e respetivas áreas de suporte, ao novo sistema.

"Dada a versatilidade do sistema, que foi construído internamente em Outsystems, não podemos considerar que o processo alguma vez fique totalmente concluído. A Transformação Digital não é algo que termine. É uma jornada que temos de continuar a percorrer, sempre com a possibilidade de continuar a inovar e a evoluir. Foi a pensar nisso que o novo sistema foi desenvolvido”, concluiu Eduardo Farias.

 

 

Sobre o Grupo OralMED Saúde

O Grupo OralMED Saúde é o primeiro grupo português especializado em Medicina Dentária. Com mais de 12 anos de experiência e líder no setor, conta já com mais de 60 unidades clínicas próprias, quatro laboratórios dedicados e com um contact center integrado.