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1 ano depois no “novo normal”… Recursos Humanos

1 ano depois no “novo normal”… Recursos Humanos

“Tivemos de arranjar novas formas de estar em permanente contacto”

O primeiro grupo português especializado em Medicina Dentária não se tornou líder no setor apenas pelo investimento que fez em infraestruturas e equipamentos médicos avançados: foi graças ao trabalho e experiência de mais de mil profissionais, que todos os dias se dedicam a cuidar dos outros. Uma força de trabalho que é um motor no crescimento do Grupo OralMED Saúde. E que, tal como o resto do país, se viu afetada pela pandemia da COVID-19.

Falámos com Isabel Magalhães, Diretora de Recursos Humanos do Grupo OralMED Saúde, para perceber como é que a pandemia afetou a sua equipa e os restantes colaboradores do grupo. E fazer um ponto de situação, um ano depois do primeiro confinamento.

Gestão de Recursos Humanos em teletrabalho.

 

De que forma é que a pandemia da COVID-19 veio impactar o trabalho desenvolvido pela equipa de Recursos Humanos?

A equipa de RH teve, como todas as outras equipas, de se ajustar ao novo formato de teletrabalho ou trabalho à distância. Tivemos de arranjar novas formas de estar em permanente contacto. E as plataformas de videoconferência têm sido, sem sombra de dúvida, o nosso melhor amigo. Estamos em contacto permanente via Teams. Optamos por priorizar o contacto por vídeo para podermos ver as expressões faciais e, com isso, sentir melhor a outra pessoa.

Por outro lado, acelerou o que era a nossa estratégia de contacto com os candidatos e colaboradores. 

 

De que forma é que o trabalho à distância provocou essa aceleração?

No âmbito do recrutamento, o teletrabalho acabou por acelerar toda a nossa estratégia de contacto por videochamada. Algo que tínhamos iniciado antes da pandemia e que fortalecemos durante a mesma, com ganhos de eficiência e eficácia de contacto bastante interessantes. 

A distância acabou por acelerar ainda a utilização da componente digital na formação dos nossos colaboradores, e aumentou o nosso foco na saúde e segurança.  Aumentou também o contacto mais direto com os nossos colaboradores através dos veículos de comunicação existentes, como a nossa intranet. E estimulou contactos mais personalizados com o departamento através de e-mail. Algo que parece a antítese do contacto pessoal, mas, na realidade, uma vez que somos um grupo português com uma dispersão geográfica grande, o contacto, principalmente, com as unidades clínicas e outras áreas de negócio e suporte, já era, em grande parte, feito à distância. Com a pandemia e com o teletrabalho, aquilo que queremos é que esse contacto seja agora mais personalizado.

A pandemia da COVID-19 não veio sem desafios para a equipa de RH.

 

Qual foi o maior desafio trazido pela pandemia?

O maior dos desafios, não dizendo respeito apenas à área de RH, mas, sim, a todos os líderes de equipa das unidades clínicas e outras áreas de negócio e suporte, foi também cultivar a proximidade, resiliência e reconhecimento de cada membro da sua equipa. Pessoas que, durante estes tempos mais adversos, mostraram ser verdadeiras guerreiras destemidas na permanente missão de devolver a Saúde Oral a cada Paciente.

Sem dúvida que, podermos reconhecer as equipas e fazer-lhes chegar os elogios que merecem, é muito importante nestes dias duros que vivemos.

 

Uma vez que lidam de perto com a maior força motora da OralMED, como tem sentido a motivação das equipas das diversas áreas nos últimos meses?

Sentimos que a Força, a Coragem, a Humanidade e o sentido de missão estão lá todos os dias, em cada gesto. E é isso que motiva e move a nossa Organização. Mais ainda em tempos em que o cansaço, a frustração de não conseguir voltar à normalidade, e o impacto que a COVID teve nos nossos colaboradores e famílias claramente nos desgasta como indivíduos e equipas. Contudo, temos equipas absolutamente fantásticas, que não viram as costas a um desafio e não entregam os pontos sem luta. Unindo-se todos os dias para garantir que cada um está lá pelo outro, numa união e sentido de interajuda extraordinário. Essa é a razão porque todos acreditamos que, juntos, vamos sair mais fortes e vencedores. 

Equipas mantêm-se motivadas apesar dos desafios da pandemia.

 

Que previsões faz para os próximos meses? 

A incerteza do momento, obriga-nos a fazer planos a curto e médio prazo. Neste momento, é importante focarmo-nos em atingir o nosso objetivo, numa cultura de permanente proximidade e reconhecimento, claramente num ambiente mais digital. Os colaboradores da nossa Organização compreendem que, apesar da fragilidade do momento, nós temos uma missão muito especial para cumprir: recuperar a Saúde Oral de todos os nossos Pacientes. Mantendo, claro, o nível de qualidade e serviço que nos são reconhecidos, nestes mais de 11 anos de atividade do grupo. Isso significa mantermos o nível de dedicação aos nossos Pacientes. Continuando a abraçar todo o reconhecimento que nos é dado. Mantendo-nos ainda atentos às necessidades das nossas equipas.

 

 

Sobre o grupo OralMED Saúde

O Grupo OralMED Saúde é o primeiro grupo português especializado em Medicina Dentária. Com mais de 11 anos de experiência e líder no setor, conta já com mais de 60 unidades clínicas próprias, três laboratórios dedicados e com um contact center integrado.