Passar para o conteúdo principal

Resposta OralMED ao COVID-19

Resposta OralMED ao COVID-19

Passados 2 meses, o balanço das medidas de segurança implementadas.

A pandemia do novo coronavírus veio mudar radicalmente a realidade em que vivíamos. No quotidiano dos portugueses, foi necessário adotar individualmente novas práticas e rotinas para travar a propagação do vírus. E na dimensão das empresas também foi crucial passar por um processo de adaptação face às exigências do contexto.

Para garantir a segurança de todos os profissionais e dos seus Pacientes, o Grupo OralMED Saúde implementou uma série de medidas para eliminar o risco de contágio por COVID-19. “Se na nossa área os critérios de segurança sempre foram fundamentais, tanto para os nossos colaboradores como para os nossos Pacientes, agora são acrescidos de outra complexidade”, começou por explicar Ana Isabel Magalhães, Diretora dos Recursos Humanos do grupo português.

Desde o levantamento da suspensão da atividade da Medicina Dentária em Portugal, todas as clínicas OralMED colocaram em prática várias regras definidas pela DGS e Ordem dos Médicos Dentistas. Os próprios layouts das unidades clínicas foram alterados para possibilitar o cumprimento estrito dessas recomendações: “Foi introduzido um fluxo de controlo e higienização que começa logo na entrada da clínica, adaptaram-se procedimentos para comportarem menos risco, foi feito um reforço dos Equipamentos de Proteção Individual, para mencionar algumas medidas. Tudo foi feito não só para segurança dos Pacientes como das equipas clínicas, para que todos estejam protegidos”, explicou Ana Magalhães.

Mas com mais de 50 unidades clínicas no país, três laboratórios próprios e um contact center, não só de clínicas se faz o Grupo OralMED Saúde. “Também as restantes áreas e departamentos sofreram adaptações. Durante o período mais crítico, todas as funções que o permitiam passaram a estar num regime de teletrabalho. E quando, gradualmente, retomámos o trabalho presencial, não deixámos de estar protegidos por uma série de medidas, como a colocação de acrílicos nas secretárias e a presença intercalada das equipas nos seus postos de trabalho físicos. Para não falar nas regras de higienização e utilização de máscara que foram estabelecidas.”

Agora, dois meses após o levantamento da suspensão da atividade da Medicina Dentária em Portugal, o balanço da resposta do Grupo OralMED Saúde à crise sanitária não podia ser mais positivo:

“Considero que os colaboradores têm respondido de forma extraordinária a este desafio. Claro que todos temos medos. A nossa área está exposta a um grau de risco que nos obrigou a implementar novos procedimentos e equipamentos. Mas a forma como as equipas se têm apoiado, como têm cumprido todos os novos procedimentos com o máximo rigor e como têm mantido o foco sempre na nossa missão, só tem vindo tornar clara a natureza resiliente e os valores que sempre foram defendidos pelo Grupo OralMED Saúde. E isso reflete-se não só nos nossos colaboradores. Como em todos os Pacientes”, concluiu a Diretora de Recursos Humanos do grupo.