Passar para o conteúdo principal

Novas clínicas OralMED abrem portas em breve

Novas clínicas OralMED abrem portas em breve

Arquiteta Dina Castro partilha principais fases da criação de novas unidades

O plano de expansão do Grupo OralMED Saúde continua em marcha. E, muito em breve, as populações do Laranjeiro, Viseu e Moita vão ter mais motivos para Sorrir para a Vida. Obtendo acesso a serviços de Medicina Dentária contemporânea em unidades clínicas preparadas para dar resposta a todas as suas necessidades de tratamento.

Perceba o trabalho da preparação e manutenção dos espaços clínicos do Grupo OralMED Saúde e conheça as principais fases de criação das novas unidades através desta entrevista com a Arquiteta Dina Castro, Diretora de Infra-estruturas do grupo português.

Novas clínicas - Arquiteta Dina Castro
Arquiteta Dina Castro, Diretora de Infra-estruturas do Grupo OralMED Saúde

 

Por que razão existe um Departamento de Infra-estruturas no primeiro grupo português especializado em Medicina Dentária?

- O Departamento Infra-estruturas foi criado com a função de elevar o padrão de qualidade das clínicas próprias do Grupo OralMED Saúde. E, claro, também dos espaços destinados às áreas de suporte que acompanham o crescimento do Grupo: Laboratórios, Escritórios, e Academias. Existimos com o propósito de assegurar sempre a conservação e a manutenção dos espaços e a otimização dos mesmos. A nível de funcionamento, de materiais escolhidos e respeitando sempre a identidade do Grupo. 

Muitas vezes, pode ser desafiante implementar um novo projeto, principalmente, na área da Saúde. E para termos um melhor funcionamento de cada espaço, para que os nossos Pacientes e equipas clínicas possam tirar o melhor partido das unidades, é necessário fazer vários estudos. Trata-se de um trabalho extremamente minucioso e que tem vindo aos poucos a ganhar novas dimensões, com a expansão do grupo, pelo que a gestão interna deste tipo de projetos traz muitos benefícios.

Novas clinicas oralmed arquitetura

 

Sendo assim, o Departamento Infra-estruturas tem um papel-chave na abertura de novas clínicas, correto?

- Sim. Acabamos por trabalhar de forma ativa não só na manutenção das clínicas do grupo, como na preparação das unidades para a sua abertura. Temos de acompanhar a expansão com o intuito de acrescentar valor ao grupo como um todo: na qualidade, na confiança e no bem-estar que é transmitido, não só aos Pacientes, mas também a todos os colaboradores que fazem parte do universo OralMED SAÚDE, que está em constante crescimento.

 

Quais são as principais fases da criação de uma nova clínica?

- O segredo por detrás da abertura de uma clínica funcional é desvendar todos os segredos antes de avançar com o projeto. Ou seja, é realizar um planeamento estratégico rigoroso, de forma a não deixar pontas soltas antes de se avançar com qualquer obra. De um modo geral, podemos dividir o planeamento em três etapas principais. Primeiro, a seleção do espaço. Depois, a definição do layout e o projeto de execução. Nesta fase, definimos as plantas de cada unidade, projetamos 3D’s, e concebemos toda a clínica. É um trabalho complexo, em que temos de conjugar as características do espaço com as necessidades de cada unidade. Por fim, passamos à obra, que acompanhamos do início à conclusão para verificarmos se a execução dos trabalhos é feita corretamente.

Novas clinicas OralMED

 

No caso específico da fase de seleção dos espaços, que critérios são tidos em conta?

- Temos sempre em atenção vários pormenores que fazem a diferença para os nossos Pacientes. Estamos a falar de questões de acessibilidade e de proximidade da população. E, para isso, procuramos selecionar a melhor localização possível, sem barreiras arquitetónicas e com as áreas necessárias para implementar o programa clínico. Combinar estes parâmetros é a principal dificuldade para encontrar espaços. E, muitas vezes, leva a que tomemos decisões pouco óbvias para as novas clínicas. Por exemplo, já transformámos várias antigas agências bancárias em clínicas. Algo que trouxe desafios, mas que acabou por correr muito bem e por resultar em clínicas perfeitamente funcionais. Não só do ponto de vista das equipas como do conforto dos Pacientes. Em alguns casos, acabámos, inclusivamente, por manter os cofres dos ocupantes anteriores, uma vez que conjugavam bem com os espaços e que não lhes retirava funcionalidade. A proximidade aos Pacientes, aos locais próximos das suas rotinas diárias, é fundamental para tornar a Medicina Dentária mais acessível e assegurar a Saúde Oral das populações. A adaptação subsequente dos espaços, devido ao nível de especialização com que já contamos internamente neste tipo de projetos, acaba sempre por ser bem sucedida, seja com maior ou menor grau de dificuldade.

 

 


Sobre o Grupo OralMED Saúde

O Grupo OralMED Saúde é o primeiro grupo português especializado em Medicina Dentária. Com mais de 12 anos de experiência e líder no setor, conta já com mais de 60 clínicas próprias, quatro laboratórios, uma academia de formação, e emprega cerca de 1200 funcionários e mais de 350 médicos dentistas.