Passar para o conteúdo principal

Face ao desconhecido “o Grupo OralMED viu-se na necessidade de ir mais longe”.

Face ao desconhecido “o Grupo OralMED viu-se na necessidade de ir mais longe”.

Entrevista ao Dr. Nuno Cintra, Director do Conselho Médico e Científico da OralMED.

Contrariamente ao que se pensava inicialmente, dentro das classes médicas mais expostas, os Médicos Dentistas têm sido dos menos atingidos pela doença desde o início da pandemia do COVID-19. Numa altura em que Portugal e o Mundo continuam a viver no “novo normal”, o Dr. Nuno Cintra, especialista em Cirurgia Oral e Diretor do Conselho Médico e Científico do Grupo OralMED Saúde, falou sobre como os profissionais de Saúde Oral do grupo português têm encarado a nova realidade. E falou sobre o sucesso clínico das medidas de segurança implementadas nas unidades OralMED.

O Grupo OralMED fez questão de disponibilizar diferentes soluções de equipamentos de protecção individual, de modo a satisfazer as necessidades de todos de acordo com as suas convicções, respeitando sempre as recomendações da DGS e OMD, o que fez com que a adaptação individual tenha acontecido de um modo mais célere.

Enquanto Médico Dentista e Cirurgião Oral, sente que as medidas de segurança implementadas têm sido eficazes na proteção de Pacientes e Equipas Médicas?

As medidas de segurança aplicadas pelo Grupo OralMED Saúde, foram pensadas e implementadas segundo as recomendações quer da DGS quer da OMD, de acordo com a realidade, dimensão e filosofia do grupo. Devido ao elevado grau de desconhecimento da realidade que tivemos inesperadamente de encarar, muitas destas medidas foram e continuam a ser implementadas sem qualquer evidência científica, pois esta simplesmente não existe. Assim, o Grupo OralMED viu-se na necessidade de ir mais longe do que essas recomendações de modo a justificar cientificamente algumas das suas medidas implementadas as quais, na minha opinião, fazem todo o sentido e estão a funcionar muito bem.

Equipamentos de Proteção Individual ou EPI.

 

Como foi a adaptação dos Médicos Dentistas à nova realidade trazida pela pandemia?

A adaptação repentina a algo fora da nossa rotina clínica, nunca é fácil principalmente para os colegas generalistas que no seu dia-a-dia não sentiam a necessidade de protecção além do básico, ao contrário de outros, como os colegas de cirurgia, cujos requisitos de protecção já eram bastante exigentes. Contudo, veio-se a provar internacionalmente que mesmo a protecção básica dos Médicos Dentistas já era suficiente, pois dentro das diferentes classes médicas, fomos dos menos atingidos mesmo correndo maiores riscos de contágio e proximidade que outras especialidades.

Num grupo com a dimensão do nosso, mesmo seguindo as recomendações externas e internas, existem diferentes filosofias de abordagem ao desconhecido, o que é perfeitamente legítimo. Nesse sentido, o Grupo OralMED fez questão de disponibilizar diferentes soluções de equipamentos de protecção individual, de modo a satisfazer as necessidades de todos de acordo com as suas convicções, respeitando sempre as recomendações da DGS e OMD, o que fez com que a adaptação individual tenha acontecido de um modo mais célere e natural perante a realidade que vivemos.

Dada a sua proximidade às Equipas Médicas, como avalia o sentimento de segurança entre os colegas?

O novo normal não é fácil pois requer uma série de passos, equipamentos e precauções às quais não estávamos habituados. Contudo, tenho sentido que estas se tornaram rotina muito rapidamente, fazendo já parte do normal desempenho das funções clínicas.

 

 

Sobre o Grupo OralMED Saúde

Recorde-se que o Grupo OralMED Saúde é o primeiro grupo português especializado em Medicina Dentária. Com mais de 10 anos de experiência no setor, conta já com mais de 50 unidades clínicas próprias, três laboratórios dedicados e com um contact center, o primeiro especializado na área da Saúde em Portugal.