Passar para o conteúdo principal

OralMED lança Portal do Colaborador abrangendo centenas de funcionários

OralMED lança Portal do Colaborador abrangendo centenas de funcionários

Com mais de 1000 colaboradores, o Grupo OralMED Saúde mais do que duplicou os seus recursos humanos nos últimos 3 anos. Com mais de 20 clínicas a serem inauguradas nos últimos anos, as equipas médicas também se expandiram, e hoje o Grupo OralMED Saúde é o maior empregador na área da Medicina Dentária em Portugal, com mais de 300 médicos dentistas distribuídos pelas 51 unidades de saúde da OralMED, de norte a sul do país.

Porém, a chegadas de novos colaboradores impõe uma responsabilidade acrescida não apenas em relação aos processos de acolhimento e integração, como também nos processos de comunicação da empresa, não descurando a importância da cultura organizacional.

Com uma nova Direção de Recursos Humanos, o grupo lançou recentemente o Portal do Colaborador. Uma plataforma administrativa que diminui a distância entre os colaboradores que estão dispersos pelas Clínicas, Laboratórios e Escritórios de apoio.

O Portal do Colaborador permite que qualquer funcionário tenha acesso a um conjunto de funcionalidades. Conforme descrito por Isabel Magalhães, Diretora de Recursos Humanos do Grupo OralMED Saúde:

O Portal do Colaborador OralMED é uma nova plataforma que nasceu da necessidade de agilizarmos processos internos face à dimensão já atingida pelo nosso Grupo. Nesta plataforma, cada colaborador tem agora a sua página pessoal e intransmissível, podendo descarregar recibos de ordenado, extrair declarações anuais de rendimentos, e numa segunda fase a anunciar fazer pedidos de marcação de férias e vê-las aprovadas pelo seu Responsável, alterar informação pessoal diretamente entre outras funcionalidades.

Implementar uma nova ferramenta tecnológica tem sempre desafios a serem ultrapassados. Com um papel determinante na sua implementação, Eduardo Farias, Diretor de Sistemas de Informação da OralMED, revela que os desafios têm sempre uma solução:

Os sistemas de informação são o oxigénio das organizações modernas. E por isso, temos vindo a desenvolver novas infraestruturas que permitem a implementação de ferramentas tão importantes para a gestão da empresa, como será exemplo o novo Portal do Colaborador, e outras iniciativas que estamos a desenvolver.

O Portal do Colaborador vem juntar-se a outras inovações. Ainda recentemente, a OralMED foi uma das primeiras empresas portuguesas a adotar a plataforma Workplace, enquanto Intranet oficial, contando no presente com uma regularidade de acessos e participação superior a 60%. A formação online e presencial será uma das próximas inovações que o Grupo se prepara para lançar, através da inauguração de uma Clínica Escola, orientada para desenvolver e formar todas as funções existentes numa clínica dentária.

De acordo com as palavras de Eduardo Pinto, Administrador no Grupo OralMED Saúde:

Sendo uma empresa especializada em serviços e em intervenções médicas, o capital humano é o nosso ativo mais valioso. E por esse motivo, não somos apenas exigentes na seleção dos nossos colaboradores. Somos também exigentes no plano formativo, cultural e organizativo. O Portal do Colaborador vem otimizar processos administrativos, desburocratizando a nossa empresa, de forma a ganharmos espaço e tempo para o que é fundamental: desenvolver os nossos recursos humanos, potenciando a excelência e o talento de cada um.