Passar para o conteúdo principal

Gabinete de Arquitetura: os desafios da expansão... para quem a projeta | OralMED

Gabinete de Arquitetura: os desafios da expansão... para quem a projeta | OralMED

Veja a entrevista com Dina Castro, responsável pelo Gabinete de Arquitetura do Grupo OralMED SAÚDE.

Com 45 Clínicas distribuídas de Norte a Sul do país, o Grupo OralMED SAÚDE desenvolveu o seu próprio Gabinete de Arquitetura. Um departamento que garante o rigor e os parâmetros de qualidade em cada unidade. E que tem uma atenção minuciosa aos detalhes arquitetónicos, funcionais e legais de cada espaço.

Para entender melhor a função deste departamento, estivemos à conversa com Dina Castro, responsável pela área, que nos explicou tudo.

Gabinete de Arquitetura, do Grupo OralMED SAÚDE
Dina Castro, responsável pelo Gabinete de Arquitetura do Grupo OralMED SAÚDE.


 

Porque é que o Grupo OralMED SAÚDE tem um Gabinete de Arquitetura? 

O Gabinete de Arquitectura foi criado com a função de elevar o padrão de qualidade das Clínicas OralMED. E claro, também dos mais recentes espaços necessários para acompanhar o crescimento do Grupo: Laboratórios, Escritórios, Academias e o Instituto OralMED, assegurando sempre a conservação dos espaços existentes e melhorando as funcionalidades dos mesmos.
 

Elevar o padrão em que aspetos?

A nível de funcionamento, de materiais escolhidos e respeitando sempre a identidade do Grupo. Muitas vezes, é um desafio implementar um novo projeto. E para termos um melhor funcionamento de cada espaço, é necessário fazer vários estudos.
 

E com tantas aberturas, como é que isso se consegue?

Foi necessário criar estratégias para otimizarmos todos os processos. Desde a procura dos espaços, ao modelo programático, passando pelo estudo para uniformização, concursos de obra, acompanhamento de obra… e até colaboração com as equipas envolvidas, para que seja possível garantir a abertura das novas Clínicas.

 

Há um ano, iniciei este projeto sozinha. Hoje, somos 15 pessoas.

 

Gabinete de Arquitetura do Grupo OralMED SAÚDE
O Gabinete de Arquitectura foi criado com a função de elevar o padrão de qualidade das Clínicas OralMED Medicina Dentária.


Este acaba por ser um departamento com um papel muito ativo na expansão do Grupo?

Sim, temos de acompanhar o crescimento, com todos os desafios lançados pela Administração. Sempre com o intuito de acrescentar valor ao Grupo: na qualidade, na confiança e no bem-estar que é transmitido, não só aos Pacientes, mas também a todos os colaboradores que fazem parte do universo OralMED SAÚDE.
 

E como tem sido acompanhar essa expansão?

É muito estimulante ver o Grupo crescer a este ritmo. Quando entrei para este projeto, éramos aproximadamente 500 colaboradores. Atualmente, já somos mais de 900... É extraordinário!
 

Essa expansão depois também se nota em cada equipa…

Exatamente. O mesmo aconteceu no Gabinete de Arquitetura... Há um ano, iniciei este projeto sozinha. Seis meses depois, já éramos um departamento com 6 pessoas. Hoje, somos uma equipa de 15 pessoas, que integra as áreas de Projeto, Obra e Manutenção.

Saiba mais sobre o Gabinete de Arquitetura do Grupo OralMED SAÚDE no quarto número da Revista OralMED SAÚDE.