Passar para o conteúdo principal

Formação de Manutenção de Equipamentos Médicos

Formação de Manutenção de Equipamentos Médicos

Iniciaram hoje as sessões de formação destinadas às equipas de todas clínicas próprias do Grupo OralMED Saúde

Começaram hoje as primeiras sessões da Formação de Manutenção de Equipamentos Médicos nas clínicas OralMED Medicina Dentária. A primeira sessão decorreu esta manhã na clínica OralMED Setúbal. Continuando as próximas a decorrer, ao longo dos próximos dias, noutras unidades clínicas na região sul, centro e norte do país.

Primeira formação de manutenção de equipamentos médicos.

 

Estas formações surgem no âmbito da recente integração da especialidade de equipamentos médicos na manutenção interna do Grupo OralMED”, começou por explicar a arquiteta Dina Castro, Diretora de Infra-estruturas no Grupo OralMED Saúde. “Dada a especificidade deste tipo de equipamentos e o facto de serem manuseados por várias pessoas em clínica, rapidamente percebemos que seria fundamental existir um ou vários momentos para a partilha de conhecimentos sobre o tema. O nosso objectivo é permitir que todas as equipas dominem as técnicas ideais de manuseamento e que conheçam todos os cuidados essenciais que cada tipo de equipamento médico requer. O que nos permitirá prolongar a vida útil destes aparelhos especializados, fundamentais ao dia a dia das clínicas e à qualidade dos tratamentos prestados.

A primeira sessão desta formação aconteceu na clínica de Setúbal.

 

Além dos conhecimentos práticos sobre cada um dos equipamentos que existem nas mais de 60 clínicas próprias do grupo português, as sessões de formação visam ainda promover a pedagogia sobre procedimentos internos. Permitindo homogeneizar e otimizar o apoio e assistência prestados pelas equipas de manutenção interna. Uma área que também foi afetada pela pandemia da COVID-19:

Por um lado, verificámos que existe um desgaste maior dos equipamentos médicos devido aos produtos de desinfecção utilizados e a todos os cuidados que são necessários, em concordância com as normas da Direção-Geral de Saúde e da Ordem dos Médicos Dentistas. Por outro lado, toda a logística sofreu, e continua a sofrer, um grande impacto. Particularmente, no que diz respeito a encomendas, apoios externos e devido a todas as diligências tomadas no âmbito do estado de emergência”, explicou a arquiteta Dina Castro.

Espera-se que esta formação traga mais valias não só ao dia a dia das clínicas, mas também para a sustentabilidade do Grupo OralMED Saúde.

 

Espera-se com estas sessões colmatar algumas das lacunas trazidas pela pandemia, trazendo ganhos não só para as unidades clínicas como para todas as áreas de apoio e de negócio do Grupo OralMED Saúde.

Acreditamos que esta partilha de informação e conhecimento sobre os nossos equipamentos é fundamental para a correta utilização e durabilidade dos mesmos. O que nos traz ganhos ao nível não só do trabalho que é feito diariamente nas unidades clínicas como contribui para uma gestão mais sustentável da sua atividade”, concluiu a arquiteta Dina Castro.

 

 

Sobre o Grupo OralMED Saúde

O Grupo OralMED Saúde é o primeiro grupo português especializado em Medicina Dentária. Com mais de 11 anos de experiência e líder no setor, conta já com mais de 60 unidades clínicas próprias, três laboratórios dedicados e com um contact center integrado, o primeiro especializado em Saúde em Portugal.