Passar para o conteúdo principal

Construir uma prótese com o computador? Sim, é possível

Construir uma prótese com o computador? Sim, é possível

Saiba como funciona uma das maiores inovações da OralMED Laboratórios.

As próteses dentárias ajudam milhares de portugueses a Sorrir. Mas nem sempre é evidente como são produzidas.

Para responder a esta pergunta, fomos até à Unidade Sul da OralMED Laboratórios. E estivemos à conversa com o coordenador Gonçalo Margarido, que nos explicou tudo sobre a tecnologia CAD/CAM.
 

Próteses dentárias: de impressões intraorais para modelos em 3D

prótese dentária computador oralmed
Gonçalo Margarido, coordenador da Unidade Sul da OralMED Laboratórios.


- O que é a tecnologia CAD/CAM?

A tecnologia CAD/CAM é uma grande evolução que existiu nos laboratórios. É a capacidade de digitalizar os modelos físicos e passá-los para o modelo 3D. Ou seja, um modelo que somos capazes de trabalhar no computador.

A partir desse modelo 3D, temos todas as facilidades em conseguir fazer próteses fresadas, impressas e também em usar os materiais mais recentes que existem no mercado. Criamos uma peça final, que, no fundo, partiu do nada, de um modelo digital.

- Então, é possível construir próteses com o computador?

É. E é uma realidade que nós fazemos todos os dias na OralMED Laboratórios. Todos os dias digitalizamos, desenhamos, fresamos e imprimimos trabalhos. E podemos dizer que, no fundo, construímos próteses com o computador todos os dias.

- E qual é a importância de ter Laboratórios próprios?

Nós podíamos não ter Laboratórios próprios. Mas optámos por ter, para termos capacidade de fazer um controlo de qualidade aos nossos trabalhos antes de chegarem à clínica e, ao mesmo tempo, conseguirmos escolher os melhores materiais.

E para termos uma comunicação mais direta com o Médico, para conseguirmos cumprir melhor com as expectativas do Paciente.

 

SABIA QUE... A OralMED Laboratórios foi escolhida como beta-tester da tecnologia CAD/CAM, testando as novidades antes de saírem no mercado?

 

Construir uma prótese dentária com o computador: 5 passos


A construção de uma prótese com o computador é um processo complexo. Mas pode ser entendida em apenas 5 passos. Vejamos.
 

1) Recolha de impressões intraorais

Em primeiro lugar, um Paciente dirige-se a uma Clínica OralMED e é avaliado pela Equipa Médica. Depois dessa avaliação, se necessitar de uma prótese, dá-se início ao processo e o Médico Dentista recolhe impressões da boca do Paciente. Depois, essas impressões são enviadas para o Laboratório.

protese dentária computador oralmed
 

2) Criação do modelo físico

No Laboratório, o trabalho é avaliado e as impressões são transformadas em gesso, criando um modelo físico.

protese dentaria computador oralmed
 

3) Processo de digitalização

De seguida, o modelo físico é colocado numa máquina e é digitalizado, passando para o computador.

protese dentaria computador oralmed
 

4) Modelação em 3D

Uma vez no computador, os técnicos de CAD/CAM começam a modelar a prótese em 3D. Depois, a imagem virtual segue para a fase CAM, onde é transformada num material tangível.

protese dentaria computador oralmed
 

5) Personalização para cada Paciente

Depois de produzida, é sempre necessário um toque por parte dos Técnicos de Prótese. Dessa forma, é possível personalizar e adaptar a prótese a cada caso – tanto a nível de forma, como da cor dos dentes do Paciente.

protese dentaria computador oralmed


Ficou curioso para saber mais? Clique aqui e consulte o nosso "Especial Laboratórios".