Passar para o conteúdo principal

Como é criada uma Clínica Dentária?

Como é criada uma Clínica Dentária?

Conheça o planeamento arquitetónico das unidades OralMED.

Com mais de 45 Clínicas em todo o país, o Grupo OralMED SAÚDE desenvolveu o seu próprio Gabinete de Arquitetura. É este departamento que estuda e planeia a construção de todas as unidades, dos Laboratórios aos polos de formação, passando pelas Clínicas Dentárias. 

Para compreendermos o processo de criação de uma clínica, estivemos à conversa com Dina Castro, responsável pelo Departamento. E decidimos partilhar tudo consigo.

como é criada uma clínica OralMED
Dina Castro, responsável pelo Gabinete de Arquitetura do Grupo OralMED SAÚDE.


Como é criada uma Clínica Dentária? | Entrevista


Como se planeia uma clínica?

Com planeamento e estratégia. De um modo geral, podemos dividir o planeamento em três etapas principais. Primeiro, a seleção do espaço. Depois, a definição do layout e o projeto de execução. E, por fim, a obra.

Que aspetos têm em conta na seleção do espaço?

Temos sempre em atenção vários pormenores que fazem a diferença para os nossos Pacientes. Estamos a falar de questões de acessibilidade e de proximidade da população. E, para isso, procuramos selecionar a melhor localização possível, sem barreiras arquitetónicas e com as áreas necessárias para implementar o programa clínico. Combinar estes parâmetros é a principal dificuldade para encontrar espaços.
 

Uma Clínica é feita em 3 etapas: seleção do espaço, definição do layout e projeto de execução, e obra.


E depois? O que é a definição do layout e projeto de execução?

É um dos desafios do processo. É quando definimos as plantas de cada unidade, projetamos 3D’s, e concebemos toda a Clínica. É um trabalho complexo, em que temos de conjugar as características do espaço com as necessidades de cada unidade.

Depois vem a obra?

Sim, depois temos a obra, outro desafio. Nesta fase, já temos definidos todos os materiais necessários e os fornecedores que irão trabalhar connosco. E temos de acompanhar a obra do início ao fim, para verificarmos se a execução dos trabalhos é feita corretamente.

Existem muitos critérios legislativos a ter em conta?

Sim, está intrínseco em todo processo. No planeamento, é respeitada a legislação revista para o espaço público em geral. Mas, sendo uma Clínica Dentária, existe legislação específica que temos de cumprir.

Quanto tempo é necessário para que uma Clínica esteja pronta a abrir?

A partir do momento em que fechamos contrato com os proprietários, demora cerca de 4/5 meses em todo processo. Ao longo do tempo, fomos desenvolvendo ferramentas e otimizando processos. E estamos sempre a trabalhar para os melhorar, para rentabilizar o tempo e para que se possa ajudar mais portugueses.

Qual foi a Clínica que mais gosto lhe deu a planear?

Para mim, é sempre a última. E neste, momento, é a Academia de Lisboa. Todas as obras têm diferentes e variadíssimos desafios para ultrapassar, o que as torna únicas e faz com que nos liguemos sempre de forma diferente a cada uma delas.

 

Saiba mais sobre o Gabinete de Arquitetura do Grupo OralMED SAÚDE no quarto número da Revista OralMED SAÚDE.