Passar para o conteúdo principal

Abriu um novo Laboratório OralMED na região Norte

Abriu um novo Laboratório OralMED na região Norte

“Continuamos a acompanhar, de forma sustentável, a expansão das nossas clínicas”

8 anos depois da inauguração da sua primeira unidade, a OralMED Laboratórios voltou a crescer com a abertura do seu quarto laboratório. Uma unidade que veio reforçar a capacidade de produção laboratorial para as já 60 clínicas próprias do Grupo OralMED Saúde. E que veio assegurar o controlo de qualidade e acelerar os tempos de resposta dos trabalhos protéticos entregues diariamente a centenas de Pacientes.

Falámos com Raúl Fernandes, Diretor dos Laboratórios OralMED, para saber mais sobre este novo laboratório, localizado em Alfena.

Laboratório OralMED Alfena

 

Porquê abrir uma nova unidade laboratorial?

- Este laboratório abriu no seguimento do projeto que já tínhamos iniciado mais a Sul. Inicialmente, a OralMED Laboratórios começou com duas unidades laboratoriais: o Laboratório OralMED Corroios e o Laboratório OralMED Canelas. Com a expansão do Grupo OralMED Saúde, e com a dispersão geográfica das unidades clínicas, foi necessário pensar também no crescimento dos nossos laboratórios integrados. Abrimos assim o Laboratório OralMED Moscavide para aumentar a nossa capacidade de produção laboratorial e assegurar o controlo de qualidade dos trabalhos que são entregues diariamente nas nossas clínicas. Uma vez que o grupo irá ultrapassar brevemente as 60 clínicas próprias, já prevíamos que também teríamos de crescer no Norte. Começámos a contratar técnicos protésicos e acabámos por ficar limitados em termos de espaço no nosso laboratório de Canelas. Em 2020, já estávamos preparados para abrir esta nova unidade em Alfena, mas os constrangimentos trazidos pela pandemia da COVID-19 acabou por atrasar esta abertura. Mas assim que reunimos todas as condições necessárias, avançámos com este projeto para continuarmos a acompanhar, de forma sustentável, a expansão das nossas clínicas.

 

Quantos colaboradores têm, neste momento, no laboratório de Alfena?

- Neste momento, temos 12 técnicos a trabalhar neste laboratório. Mas a equipa ainda não está completa. Abrimos há pouco tempo e, por isso, ainda estamos a avaliar as nossas necessidades e a estabilizar procedimentos. Nesta equipa contamos com alguns técnicos que transitaram do Laboratório OralMED Canelas, mas também com vários elementos novos que ainda estão a passar por um processo de integração. Atualmente, sabemos que a equipa ainda terá de crescer para continuarmos a ir ao encontro das necessidades das nossas clínicas, mas pretendemos que seja um crescimento bem sustentado.

Raúl Fernandes, Diretor dos Laboratórios OralMED
Raúl Fernandes, Diretor da OralMED Laboratórios

 

Existem diferenças entre o laboratório de Alfena e os restantes laboratórios do Grupo OralMED Saúde no que toca à tecnologia e aos equipamentos de que dispõe?

- Não. Todos os nossos laboratórios têm à sua disposição equipamentos avançados e tecnologia CAD-CAM. Mas o nosso objetivo é continuar a evoluir a nível tecnológico. Pretendemos ter laboratórios e clínicas cada vez mais digitais, com procedimentos cada vez mais rigorosos ao nível da qualidade dos trabalhos que entregamos e cada vez mais ágeis. E esses caminhos já estão a ser pensados e avaliados. Espero que, no futuro, tenhamos novidades nesse sentido.

 

Que balanço faz destas primeiras semanas de atividade do Laboratório OralMED Alfena?

- Começámos há pouco tempo, mas devo dizer que o balanço que faço é positivo. Como disse, temos pessoas que transitaram de outra unidade laboratorial OralMED e que já estão adaptadas aos nossos procedimentos. E temos também elementos novos que estão a integrar-se muito bem, mas ainda que, ainda assim, se encontram em fase de integração. Apesar de estarmos nesta fase de adaptação, já sentimos os benefícios desta abertura e posso dizer que tudo tem corrido bem. Conseguimos controlar muito melhor os trabalhos, uma vez que conseguimos agora ter duas unidades laboratoriais próprias a assegurar as necessidades protéticas das nossas clínicas da região Norte. E isso facilita-nos de forma muito significativa a organização interna da produção laboratorial. Apesar de ainda não estarmos a 100% no que toca à nossa força de trabalho, a verdade é que os benefícios desta expansão já se fazem sentir. O que nos deixa muito satisfeitos e com perspectivas muito positivas para o futuro.

Laboratório OralMED Alfena

 

 

Sobre o Grupo OralMED Saúde

Recorde-se que o Grupo OralMED Saúde é o primeiro grupo português especializado em Medicina Dentária. Com mais de 10 anos de experiência no setor, conta já com mais de 60 unidades clínicas próprias, quatro laboratórios dedicados e com um contact center, o primeiro especializado na área da Saúde em Portugal.