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"2021 FOI UM ANO DE AFIRMAÇÃO DA ORALMED LABORATÓRIOS"

O balanço do Diretor dos Laboratórios OralMED, Raúl Fernandes



Após um ano ainda fortemente comprometido pela pandemia da COVID-19, falámos com Raúl Fernandes, Diretor das já quatro unidades de produção laboratorial do Grupo OralMED Saúde. E fizemos um ponto de situação sobre as dificuldades sentidas, estratégias de superação implementadas e expectativas para 2022.


 

Raúl Fernandes, Diretor dos Laboratórios OralMED



Como avalia o ano de 2021 para os Laboratórios OralMED?

- O ano 2020 foi sem dúvida um ano de aprendizagem pois os obstáculos a ultrapassar foram muitos. O momento que na altura passávamos internamente a nível de produção era exigente e a equipa estava focada em dar resposta a todas as necessidades solicitadas pelas Clínicas.


A pandemia ditou o fecho dos Laboratórios de 16 março a 10 de maio de 2020, dois meses em que os Laboratórios estiveram sem laborar, o que provocou uma enorme entropia nos trabalhos. Quando voltámos dia 11 de maio foi desafiante. Iniciámos com equipas reduzidas, que foram aumentando progressivamente, e houve a necessidade de criar novos protocolos e levar a cabo uma reorganização interna profunda.


Iniciámos o ano 2021 muito mais capazes e com uma enorme motivação e convicção para enfrentar todos e quaisquer desafios. Diria que 2021 foi um ano de afirmação da OralMED Laboratórios.


Como conseguiram manter a motivação das equipas após as dificuldades sentidas em 2020?

- Após o regresso foi necessário uma injeção extra de confiança. Houve necessidade, por parte da Administração, de tomar medidas em prol do Grupo OralMED Saúde, tendo estas medidas sido explicadas de forma a que as equipas percebessem que eram as nossas melhores opções para assegurar o funcionamento das diferentes áreas. No entanto, estas medidas não impediram alguma quebra da união que se sentia dentro dos Laboratórios. Embora tenhamos registado dias difíceis no segundo semestre de 2020, considero que terminámos o ano de uma forma positiva e com o grupo recuperado e mais coeso.


Penso que fecharmos 2020 numa nota positiva, de superação, fez com que em 2021 pudéssemos contar com equipas mais motivadas, capazes de dar as melhores respostas e com um espírito de união redobrado. Mesmo com os obstáculos transversais a todos os setores, como a necessidade de alguns colaboradores ficarem em isolamento ao longo de 2021, conseguimos, sem dúvida, alcançar o melhor ano da OralMED Laboratórios.


2021 foi também um ano de expansão para os laboratórios OralMED. Como tem funcionado o laboratório de Alfena nestes meses desde a sua abertura e que expectativas tem para os próximos meses?

- Em 2021 finalmente pudemos dar seguimento a um projeto que já estava na sua reta final antes da pandemia: a abertura do 4º Laboratório do Grupo OralMED Saúde, uma inauguração que estava prevista para abril de 2020.


Esta nova unidade significava a possibilidade de darmos continuidade a todo o trabalho que tínhamos vindo a desenvolver. E era essencial para assegurar a resposta às necessidades protéticas atuais das já mais de 60 unidades clínicas do grupo.


O Laboratório OralMED Alfena conta neste momento com cerca de seis meses de funcionamento. Conta com uma equipa composta por técnicos de prótese que já trabalhavam no grupo e por profissionais que foram anteriormente acolhidos no Laboratório OralMED Canelas, de forma a agilizar a implementação de procedimentos e a facilitar a passagem de conhecimento às novas contratações. As expectativas para o futuro são ótimas: atualmente, somos o maior Laboratório de Prótese Fixa em Portugal e queremos continuar a crescer. Iremos continuar a fazê-lo de forma consciente e com rigor, acima de tudo, com o máximo de profissionalismo, pois é esta forma de operar que melhor caracteriza toda a estrutura da OralMED Laboratórios.



Sobre o Grupo OralMED Saúde

O Grupo OralMED Saúde é o primeiro grupo português especializado em Medicina Dentária. Com mais de 12 anos de experiência e líder no setor, conta já com mais de 60 unidades clínicas próprias, quatro laboratórios dedicados e com um contact center integrado.



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